APRESENTAÇÃO
Bem-vindo portal do Centro Social Paroquial Santa Maria Madalena de Grijó!
A nossa Instituição manteve desde sempre, valores como a Solidariedade, Respeito pelos Direitos Humanos, Valores Cristãos e Espirituais, nesse sentido existiu e continuará a existir uma preocupação em proporcionar aos nossos utentes uma melhoria na qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa.
Missão
O Centro Social Paroquial Santa Maria Madalena de Grijó, tem como missão contribuir para a promoção integral da pessoa, num espírito solidário, cristão, social e cultural servindo a comunidade com inovação, qualidade e humanidade.
Assim, procuramos acolher pessoas que se enquadrem na faixa etária superior aos 65 anos, que possuam necessidades ao nível biopsicossocial de carácter temporário ou permanente que não sejam colmatadas por outro tipo de resposta social.
Tudo isto é evidenciado através de inúmeros serviços, pautados pela prática de valores fundamentais da pessoa idosa, tais como: resposta às necessidades biopsicossociais, manter/melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e a autoestima, o bem-estar físico, psicológico e social, a desmistificação do envelhecimento, da institucionalização e da morte, bem como a participação ativa na sociedade e o combate à infoexclusão.
Valores
A nossa Instituição manteve desde sempre, valores como a Solidariedade, Respeito pelos Direitos Humanos, Valores Cristãos e Espirituais, cooperação e voluntariada e intervenção personalizado e familiar, nesse sentido existiu e continuará a existir uma preocupação em proporcionar aos nossos utentes uma melhoria na qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa.
INSTALAÇÕES
O Centro Social Paroquial de Grijó, foi inaugurado no dia 8 de Setembro de 1991. Em 2008 foi projetada uma ampliação das instalações e remodelação das infraestruturas existentes, tendo sido terminados esses trabalhos em 2015.
Assim, o edifício do CSPSMMG dispões de um espaço de 887 mil metros quadrados, nos quais encontramos as seguintes instalações:
Salão – Neste espaço são realizadas todas as atividades, festas, organizadas para os nossos utentes, seus familiares e colaboradores. Refeitório – Este espaço está com equipamento adequado e reservado para todas as refeições efetuadas durante os dias.
Cozinha – Esta zona está devidamente equipada com os equipamentos necessários para este sector. A ementa está afixada de segunda a sexta para que tanto os utentes e colaboradores tenham acesso à mesma.
Gabinete de Direção Técnica – Neste local são tratados todos os assuntos relacionados com a instituição, bem como questões de pagamentos e encomendas. A Sala contem todo o material necessária de escritório nomeadamente um computador, e uma impressora/fotocopiadora.
Gabinete da Direção – Neste espaço são realizadas as reuniões referentes à direção da instituição.
Gabinete de colaboradores – Espaço destinado aos colaboradores.
Gabinete Médico e enfermagem – Neste gabinete todos os utentes que precisem são acompanhados pela enfermeira ou se necessário pelo médico. A Instituição não se encontra obrigada à realização de exames de diagnóstico e outros exames médicos dos quais os utentes possam vir a necessitar, ficando estes a cargo próprio ou dos seus familiares.
Biblioteca – A biblioteca existente possui alguns livros sobre diversos temas que se encontram ao dispor de todos os utentes e colaboradores.
Quartos – Na nossa instituição temos ao dispor dos nossos utentes 10 quartos, sendo que 8 são duplos e 2 individuais. Dos 10 quartos, 7 têm casa de banho individual, e os 3 restantes têm acesso a 2 casas de banho fora dos quartos.
Casas de Banho – Estas encontram-se devidamente equipadas para uso do cliente com necessidades especiais.
Lavandaria – este espaço é reservado a todo o processo de lavagem e tratamento da roupa dos utentes, bem como de toda a roupa utilizada na Instituição, nomeadamente, lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa do refeitório, entre outras.
Sala de Arrumos – este espaço destina-se para todos os arrumos necessários.
Sala de Produtos de Limpeza – armazém constituído com todos os produtos de limpeza necessários para uma boa higienização dos espaços.
RESPOSTAS SOCIAIS
O Centro Social Paroquial Santa Maria Madalena de Grijó abrange três respostas sociais. Relativamente à resposta social da Estrutura Residencial para Idosos, esta tem capacidade para 18 utentes, quanto à resposta social de Centro de Dia atualmente temos 15 utentes e de Serviço de Apoio Domiciliário 20 utentes.
Os serviços prestados passam pelo fornecimento de alimentação, higiene pessoal e conforto pessoal, lavagem e tratamento de roupa, limpeza habitacional, acompanhamento, serviços médicos, de enfermagem e de fisioterapia, medicamentos (parceria com a farmácia central) entre outros serviços.
O CSPSMMG oferece, de uma igual forma, a todos os seus tentes atividades variadas para combater o sedentarismo, tais como ginástica, atividades de estimulação cognitiva, leitura, jardinagem, passeios, cinema, música, bailes, jogos de cartas, dominó e outros, festas e passeios.
Em ambas as Respostas Sociais os colaboradores têm em consideração a prestação de todos os cuidados adequados à satisfação das necessidades dos utentes, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência, ouvir os desejos e necessidades dos idosos, fornecer a alimentação atendendo aos seus hábitos alimentares e gostos pessoais, proporcionar uma boa qualidade de vida e respeitando sempre a sua privacidade. Com isto, o nosso principal objetivo é que os nossos utentes se sintam bem, confortáveis e seguros.
ADMISSÃO DE UTENTES
No acto do contrato é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
– Cartão de cidadão/ Bilhete de Identidade;
– Cartão de contribuinte;
– NISS, Cartão de Pensionista da Segurança Social ou outro organismo similar;
– Cartão de Utente;
– Relatório médico referindo não sofrer de doença infecto-contagiosa, descrição da situação de saúde atual, medicação e respetiva posologia e horário de toma, se padecer de alguma doença específica, a indicação dos cuidados a ter, como por exemplo a necessidade de dieta alimentar;
– Comprovativo do valor da reforma ou pensões do ano atual;
– Modelo 3 e Nota de liquidação do IRS do utente/cliente OU declaração das finanças em como não faz IRS;
– Comprovativo de renda ou amortização mensal de habitação;
– Comprovativo das despesas fixas mensais (transporte, medicamentos crónicos (declaração da farmácia), renda/ prestação de casa);
– Cartão de Cidadão/ Bilhete de Identidade, Cartão de contribuinte e de NISS do representante do utente/ cliente.
PARCERIAS
O CSPMMG estabelece parcerias com as seguintes instituições:
– A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros – Programas de atividades, apoios nos transportes necessários a determinadas atividades e apoios logísticos;
– A Junta de Freguesia de Grijó – Apoios logísticos e donativos; promoção de atividades em consonância;
– O Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP.IP – Programas de apoio à contratação e formação de recursos humanos, programas de Estágio a realizar na instituição;
– A Associação Comercial Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros – Programas de apoio à formação de recursos humanos;
– UIPSS – Programas de apoio à formação de recursos humanos;
– A Unidade Local de Saúde Nordeste EPE. – Programas de apoio à formação de recursos humanos e apoio na valência de Saúde;
– O Instituto PIAGET – Programas de Estágio a realizar na instituição; IPB – Programas de estágio a realizar na instituição;
– O Instituto de Segurança Social – Acordos de Cooperação e acompanhamento técnico (ERPI, SAD e CD);
– O Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros – Programas de Estágio a realizar na instituição; promoção de atividades intergeracionais;
– A Farmácia Central – apoio logístico e desenvolvimento de um projeto inovador de distribuição de unidose de medicamentos;
– Os Centros Sociais Paroquiais de São Geraldo de Carrapatas e de São Nicolau dos Cortiços – apoio mútuo em recursos humanos, materiais e físicos;
– A Casa das Eiras, Juventude e Artes – apoio mútuo em recursos humanos, materiais e disponibilização do espaço físico; organização de voluntariado jovem;
– O Convento de Balsamão – apoio mútuo em recursos humanos, materiais e disponibilização do espaço físico;
– A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros – promoção de atividades; disponibilização de livros para a Instituição;
– A Junta Freguesia de Macedo de Cavaleiros – Apoios logísticos e donativos; promoção de atividades em consonância;
– A Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros – promoção de atividades em consonância;
ATIVIDADES
DOCUMENTOS
Relatório de Contas
Plano de Atividades e Orçamento
– Plano de Atividades e Orçamento 2020
– Plano de Atividades e Orçamento 2021
– Plano de Atividades e Orçamento 2022
– Plano de Atividades e Orçamento 2023
Plano Anual Atividades
PROJETOS
Fonte: Notícias do Nordeste
Centros sociais de Grijó e Carrapatas contemplados com Prémio BPI
O Centro Social Paroquial S. Geraldo de Carrapatas em parceria com o Centro Social Stª. Maria Madalena de Grijó foram este ano contemplados com o Prémio BPI la caixa – Rural. Trata-se de um Prémio que tem em vista a atribuição de apoios financeiros a projetos de cariz nacional que, no âmbito da sua intervenção, promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Este prémio BPI “la Caixa” Rural edição de 2020, no valor de 46.280 euros, resultou da apresentação de uma candidatura conjunta destes dois centros sociais paroquias que têm vindo a criar parcerias sólidas, trabalhando e projetando a União de Serviços destes Centros, para um cuidado mais humanizado e próximo.
O projeto tem o nome de Caminhos para a VIDA (Valorização Interajuda Dignidade Amor) propõe fazer um upgrade à resposta de SAD já existente nas duas instituições, melhorando-a significativamente, tornando-a numa resposta otimizada, tendo já na sua base, um novo modelo de prestação de serviços (ancorado na União de Serviços das Instituições).
“Este upgrade virá acrescentar valor aos serviços contratualizados instituídos no Manual da Qualidade, numa vertente de envelhecimento ativo, de promoção da autonomia e independência da pessoa potenciando os cuidados de saúde (otimizando-o através da distribuição semanal de um sistema PIM e do acompanhamento personalizado do enfermeiro) e sociais de proximidade, permitindo viver uma velhice com qualidade e segurança, retardando ao máximo a institucionalização. Pretende-se ainda alargar a resposta para áreas a descoberto”, refere fonte das instituições.
“O serviço que pretendemos implementar preconiza ainda que a comunidade seja o contexto personalizado, transformando a casa de cada pessoa no centro dos cuidados. Por outro lado, no seu contexto territorial, dar-lhes vez, voz e valor, tornando-os protagonistas da sua riqueza cultural e patrimonial, num diálogo entre gerações onde o voluntariado juvenil tem um papel preponderante“, concluem num comunicado de imprensa.
DOAÇÕES
O Centro Social Paroquial Santa Maria Madalena de Grijó vive do contributo de todos quantos queiram ajudar a nossa Obra Social.
Pode enviar o seu donativo por cheque, vale postal ou ainda realizando uma transferência bancária para o nosso IBAN – Número Internacional de Conta Bancária: Para Transferências Internacionais (fora de Portugal) é favor usar os seguintes dados: NIB: PT50 0045 2044 40255934077 31
O donativo não é obrigatório mas o centro agradece a todos os quantos querem contribuir de forma regular/mensal para a nossa obra.
CONTATOS
Morada Rua Padre António Ribeiro, n.º8, 5340-152 Grijó
Telefone 278 422 865
E-mail centrosocialparoquial.grijo@gmail.com
LOCALIZAÇÃO
O Centro Social Paroquial de Grijó encontra-se numa zona rural do distrito de Bragança, Concelho de Macedo de Cavaleiros, numa zona privilegiada no sopé da magnífica serra de Bornes, possibilitando aos utentes caminhadas de encontro com a Natureza.
A Instituição pertence à área urbana de Grijó, encontrando-se dotado de acesso pavimentado, e de todas as infra-estruturas gerais de integração urbana.
A Instituição localiza-se a 6km da sua sede de Conselho, garantindo assim uma proximidade geográfica com o Hospital, Centro de Saúde bem como com Farmácias e outros pontos de aquisição de serviços.
JORNAL “DE MÃOS DADAS”